Controle da Placa e do Tártaro
A placa é um depósito de bactérias viscoso, incolor, que se forma constantemente na superfície dentária. Saliva, sangue e fluidos se combinam para produzir esses depósitos, que se acumulam sobre os dentes e nos pontos de junção dos dentes com a gengiva. O cálcio e o fosfato se unem para formar cristais sobre os dentes. Esses cristais de fosfato de cálcio acabam endurecendo dentro da placa, formando o cálculo. Certos tipos de substâncias químicas, chamadas pirofosfatos, ajudam a diminuir a formação de cálculo, interrompendo o crescimento dos cristais sobre a superfície dentária e impedindo a formação de novos cristais.OS PACIENTES FREQÜENTEMENTE CONFUNDEM PLACA E TÁRTARO, E A MANEIRA COMO ELES ESTÃO RELACIONADOS
A formação da placa pode causar manchas nos dentes, e é também o principal fator a desencadear a doença periodontal (doença gengival). O combate à placa é parte constante de uma boa higiene oral.
A placa começa a se formar 4 a 12 horas após a escovação, por isso é tão importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e usar o fio dental diariamente.
O tártaro, também chamado de cálculo, é um acúmulo áspero que pode causar manchas nos dentes e causar descoloração.
Ele fica fortemente aderido aos dentes, e só pode ser removido pelo dentista. A formação de tártaro também pode dificultar a remoção de nova placa e bactérias.
A suscetibilidade dos indivíduos à placa e ao tártaro varia imensamente. Para muitos de nós, esses depósitos passam a se formar mais rapidamente à medida que envelhecemos.
As fotografias abaixo mostram os graus de formação de tártaro (ou cálculo).ENTENDA O QUE É O CÁLCULO
FORMAÇÃO DE CÁLCULO
INIBIÇÃO DO